quinta-feira, 3 de março de 2016

Estação Experimental de Urussanga - EEUR

A história da Estação Experimental de Urussanga inicia com a inauguração da Subestação de Enologia, em 8 de agosto de 1942, com a produção do vinho Goethe, servido nas recepções diplomáticas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, na época sede do Governo Federal e nas recepções oficiais do Copacabana Palace.

Histórico da EEU

A história da Estação Experimental de Urussanga inicia com a inauguração da Subestação de Enologia, em 8 de agosto de 1942, com o nome de Instituto de Fermentação de Urussanga, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, impulsionando o desenvolvimento da vitivinicultura na região. No auge das pesquisas com uva e vinho foram implantados experimentos com mais de 450 variedades de videiras, destacando-se a Goethe, cultivar americana que adaptou-se às condições de solo e clima e projetou a região produtora no cenário vinícola nacional.

O vinho da cultivar Goethe, de coloração amarelo-palha, com aroma inconfundível e lembrando frutas com frescor, era servido nas recepções diplomáticas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, na época sede do Governo Federal e nas recepções oficiais do Copacabana Palace. Recentemente, este trabalho iniciado pela Subestação de Enologia, hoje, Estação Experimental de Urussanga, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Pró-Goethe e outras, culminou com a conquista do registro da Identificação Geográfica – IG do Vale das Uvas Goethe. São identificações que levam alguns produtos específicos, como o vinho da uva Goethe, que atestam a origem de determinado local, cujas condições geográficas sejam responsáveis por sua reputação, qualidade e/ou características. O Vale das Uvas Goethe que compreende a região de Urussanga, Pedras Grandes e municípios vizinhos, conquistou o registro da primeira IG em Santa Catarina e a terceira no Brasil.

Com a criação da Embrapa em 1974, esta unidade passou a ser denominada Estação Experimental de Urussanga – EEUR, sendo que no período de 1975 a 1990, esteve vinculada à Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária – Empasc e, a partir de 1991, com a junção de várias empresas, passou a pertencer à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. – Epagri. A sede da Estação Experimental, um casarão em estilo aristocrático da década de 40 do século 20, construída com blocos maciços de granito, unindo arte, arquitetura e cultura, está inserida no roteiro “Vinhos e Vinhedos” da região Sul Catarinense e faz parte do patrimônio histórico do município de Urussanga.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Portal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.

Estação Experimental de Urussanga - EEUR 
  UGT: 8 (Litoral Sul Catarinense) 
  SDR: Criciúma 
  Endereço:  Rd. SC 108 - Km 353, 1563 
  Bairro Estação 
  Urussanga - SC   CEP 88840000 
  Fone: (48) 34031400 
  e-mail: eeur@epagri.sc.gov.br 
Fonte: http://www.epagri.sc.gov.br/?page_id=2794

Nenhum comentário:

Postar um comentário